Você com certeza já ouviu falar em retenção e fidelização de clientes, mas pode ser que ainda não use essas estratégias de marketing de relacionamento no seu negócio. Estamos certos? Descubra por que e como usá-las de forma eficiente!

Uma das principais motivações por trás das estratégias de retenção e fidelização de clientes está num dado já amplamente conhecido: conquistar um cliente novo é mais caro do que fidelizar um antigo. Além disso, o período atual pede ações inteligentes!

Embora uma campanha mais agressiva sobre seu produto ou serviço possa trazer bons resultados, uma estratégia refinada com conteúdos desenvolvidos especialmente para sua base de clientes acaba sendo mais eficiente. Aqui vale ressaltar que as duas são bem-vindas e dependem do seu objetivo comercial. Em contrapartida, quando falamos de fidelização de clientes é importante ter em mente que a criação de conteúdos de topo, meio e fundo do funil são muito usadas e dão certo. Dessa forma, não importa se o cliente acabou de adquirir um produto na sua loja, como um sanduíche, por exemplo; ele pode e deve ser educado para entrar no funil de vendas similares, como batata frita e refrigerante, por um custo de aquisição irrelevante em relação ao de um novo prospect.

Conteúdo é imprescindível, disso todo mundo sabe. No entanto, trabalhar com o marketing de conteúdo não é a única forma de reter e fidelizar clientes. O trabalho de fidelização pode ocorrer por meio de programas de pontuação e fidelidade, que têm por objetivo oferecer ações promocionais assim que o cliente completa uma cartela de pontos. Hoje em dia, além das opções convencionais, como o Cartão fidelidade impresso, existem soluções incríveis e inovadoras. É o caso do Cartão Fidelidade Digital, um programa de pontos oferecidos diretamente na tela do celular do cliente, sem risco de perda, estrago ou esquecimento na carteira.

Agora você deve estar se perguntando, “tudo bem, mas como o Cartão Fidelidade pode me ajudar a reter e fidelizar mais clientes?” De forma muito simples e natural aos olhos da sua clientela:

  • Estimulando o seu cliente a comprar novamente, até preencher a quantidade de pontos para ganhar a sua promoção. Quando aquela promoção acabar, basta criar outra e o ciclo nunca terá fim;
  • Dando o empurrão necessário para que o valor gasto por compra seja cada vez maior;
  • Tornando a receita do seu negócio previsível;
  • Alimentando o sentimento de novidade em relação ao seu estabelecimento!

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